Formatos de ficheiro de imagem

Diferença entre técnicas de compressão de imagem com perdas e sem perdas

Primeiramente, o que implica uma técnica de compressão de imagem? 
↳ Reduzir a redundância/repetição dos dados, de forma a armazenar ou a transmitir esses mesmos dados de forma eficiente.


Compressão com perdas
   Um método de compressão de dados/imagem é dito com perda quando a informação obtida após a descompressão é diferente da original, mas suficientemente "parecida" para que seja de alguma forma útil. Este tipo de compressão é comummente utilizado para compactar áudio e vídeos para a internet.


Compressão sem perdas
   Técnicas de compressão de imagem sem perdas são aquelas que codificam os dados num arquivo de imagem de forma mais eficiente, usando menos bits, de modo que, embora o arquivo seja reduzido em tamanho, os dados originais podem ser reproduzidos novamente.

Fig.1 - Diferença entre compressão com e sem perdas, respetivamente.




Diferença entre imagens bitmap e vetorial

Imagens bitmap
   
Também conhecidas como imagens raster, as imagens bitmap são o formato de ficheiro mais comum de imagem. Elas são especificamente projetadas para uso em fotos, máquinas fotográficas e na Internet. A base das imagens bitmap é a construção em pixeis entrelaçados que formam o conjunto final da imagem. É possível observar a construção de uma imagem bitmap ao fazer zoom, uma vez que se observa o campo de pixeis que formam a imagem.

   Este método permite que as imagens sejam mais ricas em detalhes e descodificadas/lidas com menos dificuldade pelos programas gráficos, mas também se apresenta como uma grande limitação do formato, uma vez que as imagens não podem ser expandidas indefinidamente, sob a consequência de uma grande perda de qualidade. Então, sempre que é necessário adaptar a imagem a outra resolução ou formato mais amplo, será necessário refazê-la ou recorrer a fontes de maior dimensão.

   Os formatos de arquivos comuns de gráficos de bitmap são: BMP, GIF, JPEG e PNG para utilizar para web e TIFF ou PSB para o uso em impressão. Os pixels também são utilizados para visualizar as imagens em monitores e as suas dimensões de impressão são definidas pelo “dots per inch” ou DPI.




Imagem vetorial
    
Imagens vetoriais são construídas com base em cálculos matemáticos envolvendo a geometria da construção das mesmas. É utilizado principalmente em materiais impressos, já que esses tipos de imagem tem uma grande escalabilidade e, ao contrário das anteriores, podem ser redimensionadas sem problemas para quaisquer formatos possíveis, uma vez que é feito um novo cálculo de construção geométrica para cada nova dimensão.

   No entanto, imagens vetoriais são mais limitadas na riqueza de detalhes, já que trabalham com caminhos ao invés de pixeis. Mas com um bom conhecimento e técnica de desenho, é possível desenvolver artes de qualidade.

   A diferença também está no zoom: ao ampliar uma imagem vetorial, independente do valor é sempre possível ver o resultado do caminho em suas posições originais, devido ao novo cálculo que é feito.

   Todos os programas de vetorização e diagramação usam imagens do tipo vetorial, como o Illustrator, InDesign e CorelDRAW. Os formatos mais conhecidos de imagens vetoriais são o .AI, .CDR, .EPS, .SVG, e também o .PDF.



Fig.2 - Diferença entre imagem bitmap e vetorial, respetivamente.

Comentários

Mensagens populares