Times New Roman

«One of the worlds most successful type creations»

    A Times New Roman é uma família tipográfica serifada criada em 1932 para uso do jornal inglês The Times of London. Hoje é considerada um dos tipos de fonte mais conhecidos, utilizado por todo o mundo.


    O inventor da Times New Roman foi a figura-chave do autêntico movimento reformista que marcou a tipografia britânica na primeira metade do século xx: Stanley Morison foi um tipógrafo, historiador da imprensa e designer gráfico inglês. Foi responsável pelo redesign do jornal The Times of London em 1932 e pela criação da fonte Times New Roman. Embora os desenhos originais tenham sido criados por Victor Lardent, sob a supervisão de Stanley. 

Fig.1 - A primeira edição com a Times New Roman

Fig.2 - Stanley Morison 

    Durante um ano, esta família de fontes ficou reservada para uso exclusivo do jornal The Times, porém, depois foi lançada ao mercado – em versões para a impressão offset e para a composição de livros.

    Num curto espaço de tempo, a Times New Roman tornou-se a fonte mais lida de todos os tempos; expandiu-se por todo o mundo. Para outras línguas e alfabetos foram desenhadas adaptações desta fonte. 

Fig.3 - Times New Roman 

Um sucesso mundial!

    Inúmeros periódicos em todo o mundo seguiram o exemplo do jornal britânico. Hoje, centenas de milhares de publicações são compostas em Times New Roman, como por exemplo este nosso post! 





Referências:

Comentários

Mensagens populares