Ergonomia

    Desde os tempos do Homem das Cavernas, a Ergonomia já existia e era aplicada. Quando se descobriu que uma pedra poderia ser afiada até ficar pontiaguda e transformar-se numa lança ou num machado, ali se estava a aplicar a Ergonomia. Quando se posicionavam galhos ou troncos de árvores sob rochas ou outros obstáculos, como alavancas, ali estava a Ergonomia.    

    O nome Ergonomia deriva-se de duas palavras gregas: ERGOS (trabalho) e NOMOS (leis, normas e regras). É portanto uma ciência que pesquisa, estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho, tornando este último compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano.

    Algumas regras fundamentais de Ergonomia na utilização de um computador:
- Estar a uma distância não inferior a 50cm e não superior a 1m do monitor.
- É recomendável que a cabeça não esteja a mais de 35º para a esquerda/direita e não mais de 15º, 20º para cima ou para baixo.
- Evitar ter os pulsos tortos ao usar o teclado ou o rato.
- Manter os acessórios e elementos para o trabalho a uma distância de fácil acesso.
- Manter a cadeira a uma altura ideal, de modo que nos permita trabalhar confortavelmente.
- Manter sempre os pés bem apoiados nos apoios da cadeira para evitar desconforto atrás dos joelhos e não causar diminuição da circulação sanguínea.




   Indubitavelmente, os aparelhos tecnológicos ajudam o ser humano a realizar inúmeras tarefas e de um modo mais rápido e eficiente. No entanto, é importante recordar que é necessário saber utilizá-los, porque, não se esqueçam a saúde está em primeiro lugar.




Referências:
http://madeira98lopes.blogspot.com/2015/10/ergonomia-e-informatica.html
http://www.crpg.pt/empresas/recursos/kitergonomia/Documents/panfleto_ergonomiaescritorio.pdf
http://importanciadaergonomia.blogspot.com/






Comentários

Mensagens populares