Fonte Tipográfica (tipo de letra)
A tipografia é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. É a coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). Assim, dizemos fonte courier, fonte times, ou fonte negrita, fonte itálica.
Tipos de fontes: bitmapped e escaladas
As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeís e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho especificos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.
|
Fig. 1 - Fonte Courier |
|
Fig. 2 - Fonte Microsoft Sans Serif
As fontes escaladas são definidas através de vectores, matematicamente. Nunca perdem definição ao serem ampliadas. Foram desenvolvidas pela Adobe e são o formato nativo do PostScript.
Fig.3 Diferença entre uma fonte escalada e uma fonte bitmapped
Fontes com serifa e sem serifa
Serifas são aqueles pequenos traços e prolongamentos nas hastes das letras, visto com frequência em fontes como a Times New Roman, que portanto é uma fonte Serifada, como o exemplo em baixo:
Desta forma as fontes chamadas Sans-Serif, ou seja, sem serifa, são aquelas que não possuem esses traços e alongamentos. Um exemplo é a Arial:
Referências:
|
Comentários
Enviar um comentário